Porto Alegre, sexta, 26 de abril de 2024
img

Em desvantagem nas pesquisas, Bolsonaro monta ‘comitê de campanha’ à reeleição; conheça os integrantes e as estratégias; O Globo

Detalhes Notícia
Divisões de tarefas do grupo já estão delineadas e incluem interlocução política, coordenação dos palanques estaduais e análise das pesquisas de intenção de voto Jussara Soares e Camila Zarur. O ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, ao lado do presidente Jair Bolsonaro Foto: Cristiano Mariz / Agência O Globo/13-12-2021

O comitê de campanha de Jair Bolsonaro (PL) já começou a ganhar forma com um núcleo de aliados que tem discutido estratégias para a reeleição. O grupo, com divisões de tarefas já delineadas, é formado inicialmente por Flávio Bolsonaro (senador), Valdemar Costa Neto (comandante do PL), Ciro Nogueira (ministro-chefe da Casa Civil e cacique do PP) e Onyx Lorenzoni (ministro do Trabalho).

Primogênito do presidente, Flávio tem uma posição de liderança considerada natural por ser a pessoa de maior confiança do titular do Palácio do Planalto e por ter ajudado na negociação com partidos da base do governo. Caberá a ele a interlocução entre o time político e outros grupos que apoiam Bolsonaro.

Já Valdemar Costa Neto, presidente do partido de Bolsonaro, assumiu a dianteira da coordenação dos palanques nos estados. O cacique do Centrão tem atuado próximo a Ciro Nogueira, com quem se reuniu na última terça-feira no Planalto. A Ciro cabe fazer a análise das pesquisas de intenção de voto e mapear as ações do Executivo que possam ser exploradas positivamente.

Leia mais em O Globo