O Itamaraty antecipou recursos para a Embaixada brasileira na Rússia e reforçou a representação diplomática na Ucrânia, segundo informou o ministro das Relações Exteriores, Carlos França, ao presidente da Comissão de Relações Exteriores na Câmara, Aécio Neves (PSDB-MG). De acordo com o deputado federal, o envio de verbas para Moscou foi feito sob receio de que as sanções econômicas contra o país possam atrapalhar as transações financeiras.
— Já garantiram para a nossa Embaixada na Rússia a antecipação de recursos para que possam se manter nos próximos meses — informou Aécio, que afirmou estar em contato com França constantemente — Com as sanções diplomáticas, as transações financeiras podem ser afetadas.
Por causa das ofensivas da Rússia contra a Ucrânia, os Estados Unidos, a União Europeia e o Reino Unido anunciaram uma série de sanções contra o país do presidente russo, Vladimir Putin. Entre as restrições impostas por Washington está a restrição do acesso dos principais bancos russo a transações feitas em dólar.
Leia mais em O Globo