Com a invasão de Kiev por tropas russas, a capital da Ucrânia se converteu no principal palco do conflito na madrugada deste sábado, 26. Ruas da cidade viraram campos de batalha e tiros foram ouvidos nos arredores da sede do governo, no centro da cidade, enquanto soldados ucranianos engajaram em combate em diferentes regiões.
Autoridades alertaram os residentes de Kiev sobre os combates nas ruas da cidade, e pelo menos uma testemunha relatou ter ouvido tiros nos arredores da sede do governo, no centro da capital à Reuters, enquanto a Associated Press relatou que explosões foram ouvidas a cerca de 800 metros do local.
O alerta emitido pelo governo também recomendou que os cidadãos se mantivessem em abrigos, evitando ficar próximo a janelas ou varandas — uma precaução extra contra balas perdidas e destroços de artilharia.
Confrontos também foram registrados no oeste e no norte da capital. Uma guarnição militar ucraniana foi atacada e bombardeada, mas as tropas russas foram repelidas e uma coluna motorizada foi eliminada, de acordo com o Exército da Ucrânia. No norte, uma usina hidrelétrica foi atacada. Segundo as agências de notícias internacionais, a intenção dos russos em tomar o controle do local seria cortar o fornecimento de luz elétrica da capital. Forças ucranianas permaneceriam no controle da instalação.
Leia mais em O Estado de São Paulo