Porto Alegre, segunda, 25 de novembro de 2024
img

Itamaraty antecipou recursos para embaixada em Moscou e reforça representação em Kiev; O Globo

Detalhes Notícia
Segundo presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara, ministério teme que sanções contra Rússia possam atrapalhar transações para representação brasileira no país. Sede da Embaixada brasileira em Moscou, na Rússia Foto: Divulgação

O Itamaraty antecipou recursos para a Embaixada brasileira na Rússia e reforçou a representação diplomática na Ucrânia, segundo informou o ministro das Relações Exteriores, Carlos França, ao presidente da Comissão de Relações Exteriores na Câmara, Aécio Neves (PSDB-MG). De acordo com o deputado federal, o envio de verbas para Moscou foi feito sob receio de que as sanções econômicas contra o país possam atrapalhar as transações financeiras.

— Já garantiram para a nossa Embaixada na Rússia a antecipação de recursos para que possam se manter nos próximos meses — informou Aécio, que afirmou estar em contato com França constantemente — Com as sanções diplomáticas, as transações financeiras podem ser afetadas.

Por causa das ofensivas da Rússia contra a Ucrânia, os Estados Unidos, a União Europeia e o Reino Unido anunciaram uma série de sanções contra o país do presidente russo, Vladimir Putin. Entre as restrições impostas por Washington está a restrição do acesso dos principais bancos russo a transações feitas em dólar.

Leia mais em O Globo