Porto Alegre, segunda, 25 de novembro de 2024
img

Seminário promovido pelo Sinduscon-RS vai abordar o restauro do Monumento ao Laçador

Detalhes Notícia
Evento vai contar com a presença de profissionais da área que atuaram na revitalização da Estátua, entregue em janeiro aos gaúchos Foto: Guilherme Almeida

 

 

Mais uma etapa do projeto de restauro do Laçador será compartilhada com Porto Alegre. Na próxima segunda-feira, dia 04 de abril, a partir das 14h, na sede do Sindicato das Indústrias da Construção Civil no Estado do Rio Grande do Sul, os responsáveis pela restauração participam de um seminário para falar sobre o projeto. O evento acontece mediante inscrição prévia, que pode ser feita diretamente pelo site do Sinduscon-RS. Também será emitido certificado de presença aos participantes.

No seminário, serão detalhados os processos que foram adotados durante os 100 dias em que a Estátua do Laçador passou por restauros e as tecnologias usadas para a conservação da obra. O coordenador do Projeto Construção Cultural – Resgate do Patrimônio Histórico, Zalmir Chwartzmann, reforça a importância de apresentar para a população como foi o processo de restauração de uma obra tão importante para o Rio Grande do Sul. “Esse restauro estava previsto para acontecer desde 2017 e poder ver a Estátua do Laçador em seu sítio, completamente revitalizada, é uma alegria imensa. Mas mais do que isso, é importante compartilhar com a sociedade como essa restauração aconteceu e o que foi necessário para que pudesse devolver o Monumento aos gaúchos com total convicção de que um trabalho espetacular foi feito”, destaca Chwartzmann.

Os principais responsáveis pela revitalização estarão presentes no evento, entre eles a arquiteta restauradora Verônica Di Benedetti, os engenheiros civis Tadeu Motter e Valmir Hanzen, o restaurador Ricardo Jaekel, o Escultor Luiz Henrique Mayer, entre outros profissionais que fizeram parte do restauro. O seminário contará ainda com rodadas de perguntas dos participantes.Também durante o evento, será entregue aos presentes o Caderno de Restauro, documento onde foram registrados todas as especificidades do projeto ao longo dos 100 dias e que se tornaram um livro sobre o restauro do Laçador.

O Projeto Construção Cultural – Resgate do Patrimônio Histórico, promovido pelo Sindicato das Indústrias de Construção Civil do Rio Grande do Sul (Sinduscon-RS), atua há mais de sete anos promovendo a restauração de monumentos históricos espalhados pela cidade e está à frente do projeto de restauro do Laçador desde o ano de 2016, quando foram constatadas fissuras e rachaduras. O restauro foi viabilizado pelo Sindicato através do programa Pró Cultura – Lei de Incentivo à Cultura, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Junto do Sinduscon-RS está também a Associação Sul Riograndense da Construção Civil e a prefeitura de Porto Alegre. O projeto tem ainda o patrocínio da Gerdau e da Sulgás e conta com o apoio da JOG Andaimes, Elevato, Ministério Público do Rio Grande do Sul e Phorbis Empreendimentos Imobiliários.

Programa:
14:00 – Introdução institucional
14:20 – Investimentos para a Sustentabilidade da Cultura
Gerente Geral de Responsabilidade Social Corporativa | Gerdau: Paulo Boneff
Gerente de Comunicação | Sulgás: Liliana Rauber
MaxiMarket: Paulo Ratinecas
14:40 – Restauração do Laçador
Obra de Antonio Caringi “o escultor dos pampas”
Arquiteta Restauradora Verônica Di Benedetti
14:50 – A engenharia em prol do restauro do Monumento “O Laçador”.
Engenheiros civil Tadeu Motter e Valmir Hanzen
15:10 – Perguntas para o 1º bloco
15:20 – Processo de restauro em monumentos metálicos
Restaurador Ricardo Jaekel
15:40 – Um novo laço para “O Laçador”
Escultor Luiz Henrique Mayer
16:10 – Tecnologias 3D em prol da preservação do patrimônio
Fábio Pinto da Silva – Departamento de Design UFRGS
16:30 – Perguntas para o 2º bloco
16:40 – Lançamento e entrega do Livro