A Escola de Música da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) volta a levar música a um dos principais espaços culturais da cidade: o Salão Mourisco, da Biblioteca Pública do Estado (BPE-RS). Na quinta-feira (28/4), às 19h, o local recebe a primeira apresentação dos estudantes da escola em 2022, dentro da série Recitais na Biblioteca. Desde 2014, o evento é tradição entre as duas instituições vinculadas à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac). Com um repertório variado para diferentes instrumentos, o recital tem entrada franca e lugares limitados.
Os recitais na Biblioteca têm como objetivo dar visibilidade ao trabalho realizado pelo conservatório. Nesta primeira edição de 2022, estão previstos nove alunos da Escola, além de um pianista convidado: David Peres Palmeira Nunes (trompa), Gabriele Calíope Corrêa Beber (violoncelo), João Pedro de Almeida (contrabaixo), Moizes Santos da Cunha (trompete), Larissa Sofie Karling (violoncelo), Luis Henrique Zanini Matos (trombone baixo), Gabriel Perius Daufenbach (violino), Giovani Leal Pereira (viola), Rafael Honório Sobrinho (violoncelo) e Patrick Menuzzi (piano – convidado). O chefe de divisão da Escola André Carrara também fará o acompanhamento ao piano.
A apresentação contempla obras de diversos períodos da música de concerto compostas por Franz Strauss (1822 – 1905), Johann Sebastian Bach (1685 – 1750), Karl Ditters von Dittersdorf (1739 – 1799), Vassily Brandt (1869 – 1923), Camille Saint-Säens (1835 – 1921), Alexey Lebedev (1924 – 1993) e Wolfgang Amadeus Mozart (1756 – 1791).
A série Recitais na Biblioteca foi retomada em outubro de 2021, após um hiato de dois anos, por força da pandemia de COVID-19. Em 2022, uma segunda apresentação está prevista para o final de setembro. A diretora da Biblioteca Pública do Estado, Morgana Marcon, celebra a parceria das duas instituições: “A Biblioteca é lugar de diversas artes. Há muito da música na literatura e vice-versa. Essa parceria de anos com a Escola de Música da OSPA nos orgulha muito e mostra que podemos integrar as artes, tornando a Biblioteca um espaço múltiplo, acessível para todos’’.
Sobre a Escola de Música da OSPA
Fundada em 1972, a Escola de Música da OSPA – Conservatório Pablo Komlós promove formação musical gratuita para cerca de 200 alunos com idades a partir de oito anos. Além da Banda Sinfônica da Escola da OSPA, regida por Wilthon Matos, a Escola conta com outros grupos orquestrais, como a OSPA Jovem, regida por Arthur Barbosa, e o Coro Jovem, regido por Cosmas Grieneisen. A Escola da OSPA é mantida pela Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (FOSPA), vinculada à Secretaria de Estado da Cultura do RS. A FOSPA é presidida pelo Dr. Luis Roberto Ponte e tem como diretor artístico o maestro Evandro Matté.
Escola de Música da OSPA – Série Recitais na Biblioteca
Quando: 28 de abril, quinta-feira, às 19h.
Onde: Salão Mourisco da Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul (Rua Riachuelo, 1.190, Centro, Porto Alegre).
ENTRADA FRANCA.
Lugares limitados.
Informações para o público: (51) 3224-5045.
Lei de Incentivo à Cultura
Patrocínio da Temporada Artística: Gerdau, Alibem e Banrisul.
Apoio: Dufrio e Sulgás. Apoio institucional: CMT Advogados.
Realização: Fundação Cultural Pablo Komlós, Biblioteca Pública do Estado, Fundação Ospa, Secretaria da Cultura do RS, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal – Pátria Amada Brasil. PRONAC: 192458.
Acompanhe a Fundação OSPA pelas redes sociais: