Porto Alegre, segunda, 25 de novembro de 2024
img

Bolsonaro amplia corte linear no IPI para 35%; Folha de São Paulo

Detalhes Notícia
Mesmo com déficit nas contas, governo usa aumento na arrecadação para reduzir tributos em ano eleitoral. O presidente Jair Bolsonaro ao lado do ministro Paulo Guedes durante encontro com empresários - Edu Andrade - 17.dez.2021/Ascom/ME

 

 

O presidente Jair Bolsonaro (PL) editou um decreto para ampliar o corte linear nas alíquotas do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) de 25% para 35%, sob a justificativa de estimular a economia.

Com a medida, o governo abre mão de R$ 15,2 bilhões em receitas de impostos em 2022, ano em que Bolsonaro buscará a reeleição.

Apesar de o Brasil permanecer com déficit nas contas, o governo tem usado o aumento na arrecadação federal para anunciar cortes de tributos em ano eleitoral.

Em comunicado emitido na noite desta quinta-feira (28), a Secretaria-Geral da Presidência da República informa que a redução alcança “a maioria dos produtos”, mas não dá detalhes. Na primeira rodada, o alívio tributário incluiu automóveis, celulares, televisores, geladeiras e outros produtos da linha branca.

Leia mais na Folha de São Paulo