Os estudantes da Escola de Música da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) visitam, nesta quinta-feira (5/5), a partir das 14h30, a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Portando instrumentos de cordas e sopro, três grupos de jovens músicos vão mudar a rotina do complexo hospitalar, levando conforto e música a pacientes, visitantes e funcionários.
Estão previstos três recitais gratuitos em sequência: às 14h30, um quarteto de metais no hall do Centro Histórico-Cultural Santa Casa; às 15h30, um trio de cordas na recepção da emergência do Hospital Dom Vicente Scherer; e às 16h, um quarteto de violoncelos no pátio interno do complexo hospitalar. Cada apresentação tem duração de cerca de 20 minutos.
A visita marca a retomada do projeto Escola da OSPA na Comunidade após um hiato de mais de dois anos, por força da pandemia de COVID-19. Lançado em 2015, o projeto já promoveu mais de 90 apresentações de alunos não só em hospitais, mas também em escolas, lares de idosos, centros de assistência social e bibliotecas de Porto Alegre e da Região Metropolitana. Ao mesmo tempo em que os estudantes praticam e compartilham o conhecimento adquirido na Escola da OSPA, também levam música a públicos que nem sempre têm acesso às salas de concerto e a locais onde normalmente a música não está presente. Alguns dos espaços visitados nos últimos anos foram a Fundação de Atendimento Sócio-Educativo do Rio Grande do Sul (FASE), o Hospital da Criança Santo Antônio, o Presídio Central de Porto Alegre, o Asilo Padre Cacique e o Hospital Psiquiátrico São Pedro.
Na agenda de 2022, estão previstas 16 apresentações do Escola da OSPA na Comunidade, sempre nas quintas-feiras à tarde. As instituições interessadas em receber o projeto ainda podem fazer a solicitação à Escola da OSPA. É preciso encaminhar o pedido para o e-mail escolademusica.ospa@gmail.com.
Fundada em 1972, a Escola de Música da OSPA – Conservatório Pablo Komlós cumpre função fundamental para o fomento cultural no RS. Promove educação musical gratuita, oferecendo oportunidade de formação profissional de músicos de orquestra. Grande parte dos instrumentistas que hoje integram a OSPA estudaram na instituição, bem como muitos músicos que atuam em outras orquestras ou nas diferentes áreas da música, no Brasil e no exterior. Hoje a escola, dirigida por Diego Grendene de Souza, atende mais de 200 alunos com idades a partir de oito anos, e conta com grupos orquestrais e um coral.
A Escola da OSPA é mantida pela Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (FOSPA), vinculada à Secretaria de Estado da Cultura do RS. A FOSPA é presidida pelo Dr. Luis Roberto Ponte e tem como diretor artístico o maestro Evandro Matté.
Escola da OSPA na Comunidade
Quando: 5 de maio de 2022, quinta-feira, a partir das 14h30
Onde: Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre (Av. Independência, 75)
ENTRADA FRANCA Apresentações:
14h30 – Quarteto de metais (trompetes e trombones) no hall do Centro Histórico-Cultural Santa;
15h30 – Trio de cordas (viola, violino e violoncelo) na recepção da emergência do Hospital Dom Vicente Scherer;
16h – Quarteto de violoncelos no pátio interno do complexo hospitalar.
Mais informações: site ospa.org.br, e-mail escolademusica.ospa@gmail.com e telefone (51) 3228-6737.
Lei de Incentivo à Cultura
Patrocínio da Temporada Artística: Gerdau, Alibem e Banrisul.
Apoio: Dufrio e Sulgás. Apoio institucional: CMT Advogados e Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.
Realização: Fundação Cultural Pablo Komlós, Fundação Ospa, Secretaria da Cultura do RS, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal – Pátria Amada Brasil. PRONAC: 192458.
Acompanhe a Fundação OSPA pelas redes sociais: