Porto Alegre, quarta, 27 de novembro de 2024
img

Bolsonaro derruba investimento em infraestrutura e afugenta estrangeiros; Folha de São Paulo

Detalhes Notícia
Aporte privado não reage apesar do ex-ministro Tarcísio de Freitas listar avanços. Presidente Jair Bolsonaro e o então ministro de Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, durante cerimônia que marca o início do novo contrato de concessão da rodovia Dutra e Rio-Santos - 04.03.22 - Clauber Cleber Caetano / P

 

 

Bilhões em obras públicas ancoradas em emendas do relator na Câmara, sem nenhuma transparência ou racionalidade. Áreas técnicas de agências reguladoras ocupadas por indicações políticas do governo e de sua base de apoio, referendadas pelo Senado. Piora ininterrupta dos indicadores de degradação ambiental na Amazônia, com declarado apoio de ministros e do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Essas são algumas das questões que passaram a ser citadas por investidores em reuniões em que avaliam a intenção de colocar dinheiro em projetos de longo prazo no Brasil. Destaque para os que atuam em infraestrutura e concessões, que pressupõem relacionamento com o poder público.

Segundo Claudio Frischtak, sócio e gestor da Inter B Consultoria Internacional de Negócios, especializada na área, esses itens agora se somam a antigos problemas que já estavam na mesa e não foram resolvidos: insegurança jurídica, tributação elevada e caótica, limitações de crédito, além dos riscos cambial e fiscal.

Leia mais na Folha de São Paulo