Embora a direção do União Brasil esteja discutindo com sete pré-candidaturas o apoio na eleição ao Palácio Piratini, o presidente estadual do União Brasil, Luiz Carlos Busato, admite que o partido tem “uma simpatia maior” pela pré-candidatura de Eduardo Leite (PSDB). Além de Busato ter sido secretário de Articulação e Apoio aos Municípios na gestão Leite, o União Brasil comanda três secretarias no governo Ranolfo Vieira Júnior (PSDB). Em reunião com as lideranças gaúchas do União Brasil neste sábado, o presidente nacional e candidato à presidência da República do partido, Luciano Bivar, disse que a aliança com Leite está 99% fechada.
Além disso, Busato tem uma boa relação com Ranolfo: o atual governador foi secretário municipal de Segurança Pública em Canoas quando Busato era prefeito (2017-2020). Na época, os dois eram filiados ao PTB.
Nesta entrevista ao Jornal do Comércio, Luiz Carlos Busato revela que os únicos candidatos com que o partido não vai conversar no Rio Grande do Sul são Edegar Pretto (PT), Pedro Ruas (PSOL) e Ricardo Jobim (Novo). O diálogo está aberto com as outras pré-candidaturas, que cobiçam uma aliança com o União Brasil – que possui o maior tempo de rádio e televisão na propaganda eleitoral gratuita.
Leia mais no Jornal do Comércio