Porto Alegre, domingo, 24 de novembro de 2024
img

A volta por cima do superjumbo Airbus A380; Deutsche Welle

Detalhes Notícia
O maior avião comercial do mundo havia sido declarado um fracasso. Mas o modelo voltou a cair nas graças das companhias no período pós-pandemia. A alemã Lufthansa é uma das empresas que está reintroduzindo a aeronave. A Lufthansa já havia aposentado seus A380s, mas voltou atrás diante do aumento da demanda de voos no período pós-pandemiaFoto: picture-alliance/dpa/J. Woitas

 

 

“Nunca diga nunca” seria uma maneira apropriada para descrever um retorno tão extraordinário.

O Airbus A380, o maior avião comercial do mundo, que dependendo da configuração tem até 615 assentos a bordo, chegou a ser descartado como aeronave viável por muitos observadores e acabou sendo aposentado por várias companhias aéreas no auge da pandemia.

No entanto, agora, o superjumbo está retornando aos ares num ritmo muito maior que o esperado conforme as companhias aéreas buscam maneiras de lidar com o aumento repentino da demanda de passageiros e a americana Boeing, principal rival da europeia Airbus, sofre com atrasos na sua linha de produção.

Na última semana de junho, um total de 129 A380 estavam novamente nos céus em todo o mundo, operados por sete companhias aéreas, de acordo com o portal de rastreamento Flightradar24. Isso é mais da metade das 251 aeronaves do modelo que já foram produzidas pela Airbus desde 2003. E mais A380 têm sido recolocados em serviço a cada semana.

Leia mais em Deutsche Welle