Porto Alegre, domingo, 24 de novembro de 2024
img

Datafolha: Confiança nas urnas eletrônicas avança em meio a ataques de Bolsonaro, por Carolina Linhares/Folha de São Paulo

Detalhes Notícia
Após reunião de Bolsonaro com embaixadores, 79% afirmam confiar muito ou um pouco no sistema brasileiro. Bolsonaro durante reunião com embaixadores em que mentiu sobre a urna eletrônica - Reprodução

 

 

A confiança do brasileiro no sistema de votação pelas urnas eletrônicas avançou mesmo diante das reiteradas mentiras e teorias conspiratórias repetidas pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) para colocar em dúvida o processo eleitoral.

De acordo com pesquisa Datafolha feita entre quarta (27) e quinta-feira (28), 47% da população diz confiar muito na urna eletrônica, enquanto 32% afirmam confiar um pouco —o que gera um índice de credibilidade de 79% para o sistema, segundo o instituto.

Outros 20% responderam que não confiam na urna eletrônica, e 1% não soube opinar.

A nova rodada do levantamento ocorre na semana seguinte ao que tem sido considerado o mais emblemático ataque de Bolsonaro ao sistema eleitoral até aqui: a reunião com dezenas de embaixadores estrangeiros no Palácio da Alvorada em que ele desacreditou as urnas, promoveu novas ameaças golpistas e atacou ministros do STF (Supremo Tribunal Federal).

Leia mais na Folha de São Paulo