Porto Alegre, domingo, 24 de novembro de 2024
img

“É agora ou nunca”: convocação ao 7 de setembro mobiliza bolsonaristas, por Manoela Alcântara e Tácio Lorran/Metrópoles

Detalhes Notícia
Nas redes sociais, vídeos e comunidades foram criadas convocando para protestos com avisos de "reagir com o pé na porta" ou "aliste-se aqui". Daniel Ferreira/Metrópoles

 

 

Na última semana, a organização de protestos para o 7 de Setembro ganhou fôlego. Outdoors nas ruas de Brasília reproduzem dizeres proferidos pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (PL). Em diversas vias movimentadas em Brasília (DF), há outdoors verde e amarelo com letras garrafais: “É agora ou nunca” e “Brasileiros pelo Brasil”. Nas redes sociais como Facebook, Instagram, WhatsApp, Tiktok e Telegram, o tom é o mesmo: “reagir”, lutar contra o Supremo Tribunal Federal (STF) e contra “fraudes eleitorais”. Há ainda mensagens com tom de guerra: “Aliste-se aqui”, como se o comunicado fosse para soldados.

Os discursos se alinham com o mesmo empregado em 2021, quando atos antidemocráticos, ameaças a ministros, invasões de caminhões e gritos a favor do voto impresso tomaram conta da Esplanada dos Ministérios, das ruas de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Leia mais em Metrópoles