Porto Alegre, domingo, 24 de novembro de 2024
img

Pesquisas apontam que 2022 pode ter menor taxa de votos nulos ou em branco desde 1994, por Mariah Aquino/Metrópoles

Detalhes Notícia
O Metrópoles comparou os resultados divulgados pelo TSE aos números do Instituto Datafolha, a um mês das eleições presidenciais. Rafaela Felicciano/Metrópoles

 

 

A um mês do primeiro turno das eleições, as pesquisas mostram que a maior parte dos brasileiros já escolheu o candidato em quem votará para presidente. De acordo com o levantamento Datafolha mais recente, divulgado na quinta-feira (1º/9), apenas 4% dos eleitores decidiram pelo voto nulo ou em branco.

Na pesquisa anterior, publicada em 18 de agosto, os eleitores que pretendiam votar nulo ou em branco eram 6%. A diferença, dentro da margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, pode ser responsável pelo aumento de intenções de voto em nomes da chamada terceira via – como Simone Tebet (MDB), que subiu de 2% para 5%; ou Ciro Gomes (PDT), que foi de 7% para 9%.

Caso se concretize, a previsão para votos nulos ou em branco pode significar o menor número da categoria desde 1994. O Metrópoles realizou uma comparação entre as pesquisas feitas a um mês da data do primeiro turno, nas últimas sete eleições gerais, e o resultado oficial de cada uma delas, divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Leia mais em Metrópoles