A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou na sessão ordinária desta segunda-feira, o projeto que cria o Programa de Incentivo à Doação de Cabelos para Pessoas em Tratamento de Câncer no Município de Porto Alegre. A autoria da proposta é da vereadora Comandante Nádia (PP). “Essa ação solidária beneficia os dois lados, quem doa os cabelos e quem recebe as perucas, buscando fortalecer a autoestima, que está diretamente relacionada com autoconfiança, um fator fundamental para vencer o desafio de um longo tratamento”, explica a autora.
O programa criado pelo projeto tem a finalidade de sensibilizar as pessoas com relação à doação de cabelos, para que Organizações Não Governamentais (ONGs) e demais entidades representativas sem fins lucrativos produzam perucas, que serão distribuídas gratuitamente a pessoas carentes ou de baixa renda em tratamento contra o câncer. As perucas confeccionadas a partir das arrecadações também poderão ser destinadas à rede de hospitais especializados em tratamento de pacientes com câncer e localizados no município.
Conforme o projeto, o Programa poderá ser desenvolvido e difundido por entidades representativas, ONGs e demais colaboradores, por meio de ações, eventos, projetos, divulgações e demais atividades voltadas à conscientização acerca da importância da doação de cabelos para confecção de perucas.
“Muitas mulheres gostariam de utilizar perucas durante o tratamento, contudo, não possuem acesso ao acessório, muitas vezes em função de seu alto custo. Ao mesmo tempo, existem pessoas interessadas em doar as madeixas cortadas a fim de ajudar pacientes oncológicos, mas não como sabem fazê-lo”, observa a vereadora Comandante Nádia.