Porto Alegre, terça, 26 de novembro de 2024
img

Pandemia fez consumo de pescado encolher, por Nereida Vergara/Correio do Povo

Detalhes Notícia
Pesquisa da Embrapa aponta que brasileiros comeram cerca de 30% menos peixe durante os últimos dois anos por acharem o produto muito caro e difícil de achar e também por dúvidas sobre contaminação pelo Sars-CoV-2 | Foto: Jefferson Christofoletti / Embrapa/Divulgação / CP.

 

 

A curva de crescimento do consumo de pescado no Brasil, que se registrava até 2019, foi interrompida pela pandemia. Pesquisa divulgada pela Embrapa Pesca e Aquicultura, na última semana, indica que os brasileiros consumiram 29,92% menos pescado desde fevereiro de 2020 e que 4,27% eliminaram totalmente da dieta este tipo de proteína. O levantamento indica que 40,31% dos entrevistados apontou a alta de preços como responsável pela alteração no hábito alimentar; 17,38% acusaram a falta de disponibilidade do alimento; e 11,40% relataram queda na qualidade dos produtos.

De acordo com o coordenador da pesquisa, analista da Embrapa Diego Neves de Sousa, ao longo da pandemia aumentou a preferência do consumidor por peixes e frutos do mar congelados, revelando a preocupação com a compra de produtos contaminados por coronavírus. Sousa afirmou que o estudo, mesmo que de forma amostral (foram entrevistadas 702 pessoas nas cinco regiões do Brasil), evidenciou prejuízo às economias locais e aos produtores/pescadores que dependem da renda desse setor para sobreviver. O analista ressalta que o segmento pesqueiro/aquícola vinha crescendo nos últimos 40 anos e que isto ocorreu pelo comportamento do consumidor, mais afeito à alimentação saudável.

Leia mais no Correio do Povo