Porto Alegre, terça, 26 de novembro de 2024
img

Pesquisa Ipec no Rio Grande do Sul: Leite tem 50% e Onyx, 41%, por Bianca Gomes/O Globo

Detalhes Notícia
Candidato de Bolsonaro é rejeitado por 34%, enquanto 29% não votam de jeito nenhum no ex-governador tucano. Eduardo Leite (PSDB) e Onyx Lorenzoni (PL) em debate ao governo do Rio Grande do Sul no segundo turno Reprodução/Band

 

 

Nova pesquisa Ipec de intenção de voto para o governo do Rio Grande do Sul mostra o ex-governador Eduardo Leite (PSDB) se mantendo em primeiro lugar com 50% das intenções de voto. O ex-ministro bolsonarista Onyx Lorenzoni (PL) tem 41% da preferência do eleitorado gaúcho. Brancos e nulos somam 5%. E indecisos são 3% no levantamento do Ipec.

O candidato tucano manteve o mesmo patamar em relação à pesquisa divulgada na semana passada, quando também tinha 50% dos votos totais. Já Onyx passou de 43% para 41%, uma oscilação de dois pontos para baixo, portanto dentro da margem de erro de três pontos percentuais para mais ou menos.

No cálculo dos votos válidos, que exclui brancos e nulos e indecisos, o postulante do PSDB tem 55% e o candidato do PL, 45%. O placar estava em 54% a 46% há uma semana. A Justiça Eleitoral divulga os resultados das eleições em votos válidos, mas o cálculo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é feito a partir do universo de eleitores que foram votar, enquanto as pesquisas consideram o total do eleitorado. Entenda a diferença entre votos válidos e votos totais aqui.

O Ipec também mediu a rejeição dos dois candidatos. Somam 29% os que dizem não votar de jeito nenhum em Eduardo Leite, mesmo percentual da última pesquisa. E são 34% aqueles que rejeitam escolher Onyx, quatro pontos percentuais a mais na comparação com o último Ipec, indicando uma tendência de alta na rejeição do candidato de Bolsonaro.

Leia mais em O Globo