Porto Alegre, segunda, 25 de novembro de 2024
img

Bibo Nunes voltará à Câmara após indeferimento de candidatura de deputado eleito, por Taísa Medeiros/Correio Braziliense

Detalhes Notícia
O deputado Marlon Santos (PL-RS) teve candidatura indeferida nesta terça-feira (25/10), por improbidade administrativa. O parlamentar havia sido reeleito no último dia 2 (crédito: Foto: Reprodução/Facebook)

 

 

Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indeferiram, em sessão plenária de nesta terça-feira (25/10), o registro de candidatura a deputado federal de Marlon Santos (PL-RS), impugnado em função da existência de condenações a oito anos de inelegibilidade por improbidade administrativa. O Podemos chegou a tentar participar da ação durante o julgamento, com a intenção de anular os votos de Santos, numa tentativa de angariar a vaga do deputado. O pedido foi negado.

O parlamentar teve candidatura cassada e, apesar de reeleito em 2 de outubro, não assumirá a cadeira na Câmara dos Deputados. Após o julgamento foi decidido que assumirá, neste caso, o próximo candidato da lista do respectivo partido — o atual deputado Bibo Nunes (PL-RS), recentemente protagonista de falas polêmicas relacionadas a estudantes de universidades públicas.

Segundo o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS), Santos teria participado de um esquema conhecido como “rachadinha”, no qual embolsava parte dos salários de servidores nomeados por ele. Marlon Santos recebeu 85.911 votos. Bibo Nunes contabilizou 76.521 votos.

Santos anunciu pelas redes sociais que fará live, na quarta-feira (26), sobre a cassação da candidatura. “Tenha foco e não desista nunca; se determine; busque o conhecimento, se objetiva, levanta a cabeça e vai”, escreveu.

Leia mais no Correio Braziliense