Porto Alegre, quarta, 27 de novembro de 2024
img

69,6% de quem trabalha por contra própria sonha com carteira assinada, por Fernanda Strickland/Correio Braziliense

Detalhes Notícia
69,6% dos que se mantêm por conta própria desejam ter um emprego formal, mas 30,4% preferem ficar como estão. (crédito: Ana Rayssa/CB/D.A Press)

 

 

Pesquisa divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV/Ibre) mostrou que 69,6% das pessoas que trabalham por conta própria gostariam de ter algum vínculo formal com uma empresa. No entanto, 30,4% disseram preferir manter-se na situação atual. A pesquisa revelou ainda que, quase um terço dos que possuem empregos formais estão insatisfeitos com o trabalho — e o principal motivo é a baixa remuneração. Os dados são da Sondagem do Mercado de Trabalho, lançada ontem com o objetivo é aprofundar o conhecimento da sociedade sobre a área mediante informações não encontradas nas estatísticas hoje existentes.

O desejo de ter rendimentos fixos é o principal motivo apontado pelos entrevistados pelos que gostariam de se vincular a uma empresa — resposta dada por 33,1% dos entrevistados. O acesso a benefícios foi a opção de 31,4%.

“Trabalhar para si mesmo tem uma certa instabilidade, não tem tanta previsibilidade do rendimento. Quando se trabalha em uma empresa, há certa garantia de quanto se vai receber a cada mês”, acrescentou Tobler.

Leia mais no Correio Braziliense