Porto Alegre, domingo, 19 de maio de 2024
img

Canoas: UPA Rio Branco deve ser reaberta em até 10 dias

Detalhes Notícia
Unidade foi interditada na tarde dessa segunda-feira, após a queda de um raio destruir a caixa d'água do prédio. Foto: Ismael Moreira/SMS

 

 

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a UPA Rio Branco deve ser reaberta em até 10 dias. A unidade está interditada desde o final da tarde dessa segunda-feira (12), após um raio destruir a caixa d’água do prédio. Ninguém ficou ferido durante o incidente e todos os pacientes foram realocados em outras unidades de saúde.

“Seguimos trabalhando incansavelmente para concluir os trabalhos e reabrir a UPA para a comunidade. Como não houve danos na estrutura, esperamos que ela esteja em atividade antes, garantindo esta referência para o lado sudoeste da cidade”, afirma o secretário da Saúde, Aristeu Ismailow.

Segundo Ismailow, a resposta das equipes da Defesa Civil e da Secretaria de Saúde foram muito rápidas, bem como do Corpo de Bombeiros. “Até às 19h30, o local já estava desocupado, a empresa Air Liquide já estava finalizando o esvaziamento do cilindro de oxigênio. Antes da 1h de hoje o cilindro tinha sido retirado do local, a caixa d’água que caiu e o tanque de oxigênio já haviam sido retirados, tudo para evitar maiores transtornos”, explica.

Conforme o secretário, ainda não há uma estimativa financeira dos danos causados no prédio. A UPA Rio Branco realiza uma média de 248 atendimentos por dia, entre consultas clínicas e atendimentos pediátricos.

Atendimentos seguem em outros locais
Segundo a SMS, a população do bairro Rio Branco deve procurar atendimento médico nas UPAs Boqueirão e Caçapava e no Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG) até que a situação seja normalizada.

Atendimento Pediátrico
Os atendimentos pediátricos, que eram realizados na UPA Rio Branco, estão sendo atendidos na UPA Caçapava, desde às 21h dessa segunda-feira. A UPA Boqueirão segue realizando atendimentos pediátricos e também pode ser procurada em caso de necessidade.

O Hospital Universitário (HU) segue com o funcionamento da Retaguarda Pediátrica. O serviço conta com 15 leitos de retaguarda e 1 leito para isolamento, que são exclusivos para usuários encaminhados pelas UPAs de Canoas.

UPA Boqueirão
Avenida Boqueirão, 2900 – bairro Estância Velha

UPA Caçapava
Rua Caçapava, 201 – bairro Mathias Velho

Hospital Universitário

Avenida Farroupilha, 8001 – bairro São José

Hospital Nossa Senhora das Graças
Avenida Santos Ferreira, 1864 – bairro Marechal Rondon