Porto Alegre, sexta, 22 de novembro de 2024
img

Prisão de prefeito de Istambul, opositor de Erdogan, preocupa governo americano, da RFI

Detalhes Notícia
Pessoas com bandeiras da Turquia manifestam apoio ao prefeito de Istambul Ekrem Imamoglu, diante da prefeitura da cidade em 15 de dezembro de 2022. AFP - YASIN AKGUL

O governo americano disse nesta quinta-feira (15) que está profundamente “preocupado” com a tentativa de afastamento do prefeito de Istambul, Ekrem Imamoglu, que faz parte da oposição turca. Ele foi condenado à prisão e privado de seus direitos políticos, a seis meses das eleições presidenciais na Turquia. Milhares de pessoas protestaram na maior cidade do país, em apoio ao prefeito.

“Os Estados Unidos estão profundamente preocupados e decepcionados com o veredito da Justiça turca ao prefeito de Istambul, Ekrem Imamoglu, que foi condenado a dois anos e sete meses de prisão e à suspensão de seus direitos políticos”, declarou o porta-voz da diplomacia americana, Ned Price, em um comunicado.

“Nós pedimos ao governo que cesse os processos penais na Justiça por ‘insulto’ e que respeite os direitos e as liberdades dos cidadãos turcos, garantindo um ambiente propício ao debate público”, acrescentou.

Imamoglu, de 52 anos, é visto como um potencial candidato para enfrentar o presidente Recep Tayyip Erdogan na eleição presidencial de junho de 2023. O prefeito recorreu da sentença.

Leia mais em RFI