Os 89 eleitos entre deputados estaduais, federais, senador, governador e vice no Rio Grande do Sul nas eleições gerais deste ano foram diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) no final da tarde desta segunda-feira (19). A cerimônia ocorreu na sede do Ministério Público Estadual (MPE), em Porto Alegre, e foi conduzida pelo presidente do tribunal, desembargador Francisco José Moesch.
A diplomação é o ato em que a Justiça Eleitoral atesta quem são os eleitos e seus suplentes, ficando oficialmente habilitados a exercerem os mandatos que iniciam com a posse em 1º de janeiro de 2023 para os cargos do Executivo, 31 de janeiro para deputados estaduais e 1º de fevereiro para os federais e senador. Foram diplomados o governador eleito, Eduardo Leite (PSDB), seu vice, Gabriel Souza (MDB), o senador eleito Hamilton Mourão (REP), 55 deputados estaduais e 31 deputados federais.
Em um discurso de quase uma hora, Moesch ressaltou o trabalho na Justiça Eleitoral na condução do pleito no Estado. O que se destaca na extensa fala do desembargador é a defesa do sistema eleitoral brasileiro, da confiabilidade da urna eletrônica e da lisura do pleito não apenas no Rio Grande do Sul, mas em todo território nacional.
Leia mais no Jornal do Comércio