Porto Alegre, domingo, 24 de novembro de 2024
img

Dmae confirma paralisação em reservatórios de Belém Novo e parte da Vila Nova em Porto Alegre; COrreio do Povo

Detalhes Notícia
Nível baixo do Guaíba e consumo elevado foram justificativas. Desabastecimento agrava calorão na Capital | Foto: Marcos Santos / CP Memória

 

 

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) confirmou que a falta de nível do Guaíba, aliada ao consumo elevado de água na região, paralisa, na tarde deste sábado, o Reservatório Belém Velho III e a estação de bombeamento de água tratada São Jorge II, na zona Sul da capital. Os sistemas abastecem, respectivamente, moradores do bairro Belém Velho e de parte do bairro Vila Nova. O Dmae reforça que dispõe de caminhões-pipa para ajudar a abastecer a comunidade. Em caso de necessidade, o contato deve ser realizado através da subprefeitura da região.

Situação semelhante, mas incluindo a turbidez da água, já havia sido sido registrada no fim de semana do Natal. Seis reservatórios do Dmae ficaram inoperantes e 16 bairros da zona Sul ficaram sem água.

De ontem para hoje, o nível do Guaíba baixou de 43 para 35 centímetros na régua do Cais Mauá, no Centro Histórico. Com isso, a marca fica 12 centímetros abaixo dos 47 normais para a média histórica de janeiro, de acordo com dados da MetSul Meteorologia.

Leia mais no Correio do Povo