Porto Alegre, sexta, 22 de novembro de 2024
img

Os tropeços que derrubaram a ministra da Defesa da Alemanha; Deutsche Welle

Detalhes Notícia
Renúncia de Christine Lambrecht encerra gestão marcada por gafes no comando das Forças Armadas alemãs. Vídeo de Ano Novo citando Ucrânia ao som de fogos de artifício parece ter sido gota d'água. Christine Lambrecht criticou a mídia em comunicado anunciando renúncia Foto: Valeria Mongelli/Zuma/IMAGO

 

 

A ministra da Defesa da Alemanha, Christine Lambrecht, anunciou formalmente sua renúncia nesta segunda-feira (16/01). A mídia alemã já havia informado na sexta-feira que ela deixaria o cargo após uma onda de críticas devido à postagem nas mídias sociais na véspera de Ano Novo.

Em vídeo divulgado em seu perfil no Instagram, Lambrecht faz um pronunciamento citando a guerra na Ucrânia enquanto fogos de artifício explodem ao fundo. Membros do partido conservador de oposição União Democrata Cristã (CDU) chamaram a mensagem de insensível e pediram que ela renunciasse. Lambrecht é do Partido Social-Democrata (SPD), o mesmo do chanceler federal alemão, Olaf Scholz.

“O vídeo mostra claramente mais uma vez que ela é a pessoa errada neste posto vital – e isso nestes tempos de guerra na Europa”, disse a vice-líder da bancada parlamentar conservadora, Serap Güler, enquanto o líder da mesma bancada, Johann Wadephul, chamou o vídeo de “perturbador”.

Leia mais em Deutsche Welle