As pancadas de chuvas registradas nos últimos dias foram consideradas insuficientes pela maioria dos municípios da região sul do Estado. Com isto, os prejuízos com a estiagem que começou nos últimos meses do ano passado seguem sendo contabilizados. Conforme a Emater Regional, laudos circunstanciados já foram finalizados em 17 cidades da região e os prejuízos totalizam R$ 1,306 bilhão. Para esta semana segue o calor intenso.
“Com as últimas chuvas dá para reverter alguma coisa do milho e da soja que foi plantada mais tarde, mas caso não chova nas próximas duas semanas o quadro de estiagem devera voltar a crescer o índice das perdas no campo”, alerta o coordenador regional da Emater, Ronaldo Maciel.
Na região, o índice maior de perdas é em São Lourenço do Sul, com mais de R$ 407,3 milhões. Além do decreto de emergência a Prefeitura também decretou racionamento na cidade. Segue em vigor a situação de alerta, estando proibida a utilização de água fornecida pela Corsan para abastecimento e substituição de água nas piscinas, lavagem de veículos em geral, utilização de lava jato doméstico, bem como lavagem de calçadas, telhados e similares.
Leia mais no Correio do Povo