Porto Alegre, domingo, 10 de novembro de 2024
img

RS amplia redes de estações meteorológicas em 40%, por Camila Pessôa/Correio do Povo

Detalhes Notícia
Objetivo é melhorar previsões e serviços disponíveis ao setor agropecuário.Estado pretende ter 100 estações instaladas até o final do ano | Foto: Imagens / Flávio Varone / Seapi / Divulgação

 

 

A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) está em processo de instalação de 20 novas estações meteorológicas pelo Rio Grande do Sul e revitalização das já existentes. As instalações têm o objetivo melhorar previsões e serviços disponíveis ao setor agropecuário e devem ser terminadas ainda no início deste mês. Após esse processo, o Estado, antes com 30 estações, vai aumentar sua estrutura de monitoramento climático em 40%. “O que muda é que quando esse processo for terminado o Rio Grande do Sul vai ter 50 estações próprias operando normalmente, diariamente, com informações disponíveis on-line”, descreve o coordenador do Sistema de Monitoramento e Alertas Agroclimáticos (Simagro-RS), Flávio Varone.

“Nós nunca tivemos isso no Estado: uma rede de estações tão robusta, própria, da Secretaria da Agricultura, então o que muda realmente é que vamos ter a maior rede já construída de estações meteorológicas que o Estado já teve”, completa Varone. De acordo com ele, até o final do ano, a equipe pretende ter 100 estações instaladas, ao todo. Para isso, mais 48 estações já foram adquiridas e vão ser instaladas ao longo do ano. Ele menciona que o projeto de revitalização e ampliação da rede está em pauta desde a criação do Simagro-RS, em 2019, mas não tinha recursos, o que ocorreu apenas com as liberações de orçamento do Programa Avançar.

Leia mais no Correio do Povo