Porto Alegre, sábado, 21 de setembro de 2024
img

Lula dá aval e Fazenda articula mudança em MP do Carf para evitar derrota, por Danielle Brant e João Gabriel/Folha de São Paulo

Detalhes Notícia
Ministro costura alternativa para evitar derrota em medida que integra série de iniciativas de ajuste fiscal. Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em entrevista em Brasília - Adriano Machado/Reuters

 

 

O ministro Fernando Haddad (Fazenda) recebeu sinal verde do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para articular mudanças na MP (medida provisória) publicada pelo governo há pouco mais de 15 dias que altera regras do Carf (Conselho de Administração de Recursos Fiscais).

As mudanças são negociadas diante da constatação dentro do próprio PT de que há risco de derrota no Congresso caso o Executivo insista na proposta original. Entre os motivos, está o fato de que os parlamentares deliberaram a favor das regras vigentes até o começo do ano em lei aprovada e sancionada há pouco tempo (em 2020) e, portanto, teriam pouca disposição para referendar uma alteração em sentido contrário.

O Carf é um órgão da Fazenda formado meio a meio por representantes da União e dos contribuintes, e julga (na esfera administrativa) as contestações de empresas a cobranças de impostos da Receita Federal. O órgão acumula atualmente um estoque de R$ 1 trilhão em processos a serem decididos.

Leia mais na Folha de São Paulo