Porto Alegre, sexta, 22 de novembro de 2024
img

Alemanha autoriza envio de mais tanques à Ucrânia, da Deutsche Welle

Detalhes Notícia
Após confirmar envio dos modernos tanques Leopard 2, Berlim libera indústria alemã de defesa para exportar antigos blindados Leopard 1, aposentados pelas Forças Armadas alemãs há 20 anos. Os Leopard 1 foram fabricados de 1965 até meados dos anos 1980, sendo este o primeiro tanque de guerra construído para a Bundeswehr da antiga Alemanha Ocidental Foto: Constanze Emde/dpa/picture alliance

 

 

Depois de autorizar o envio dos modernos tanques Leopard 2 para ajudar a Ucrânia a se defender da invasão russa em seu território, a Alemanha decidiu permitir que sua indústria encaminhe para Kiev também antigos blindados do tipo Leopard 1.

Fabricado a partir de meados dos anos 1960, os Leopard 1 foram aposentados pela Bundeswehr (Forças Armadas alemãs) há 20 anos.

O porta-voz do governo alemão, Steffen Hebestreit, confirmou nesta sexta-feira (03/02) que a autorização para a exportação dos modelos antigos foi concedida, mas evitou fornecer maiores detalhes, dizendo apenas que fatos concretos serão informados nos próximos dias e semanas.

Ele disse a jornalistas que o pedido da indústria de defesa alemã para exportar os Leopard 1 já havia sido feito há algum tempo. As declarações de Hebestreit vieram após o jornal alemão Süddeutsche Zeitung noticiar que o governo havia liberado a exportação dos tanques antigos, que poderiam ser enviados à Ucrânia tão logo a indústria recebesse a luz verde de Berlim.

Leia mais em Deutsche Welle