Depois de autorizar o envio dos modernos tanques Leopard 2 para ajudar a Ucrânia a se defender da invasão russa em seu território, a Alemanha decidiu permitir que sua indústria encaminhe para Kiev também antigos blindados do tipo Leopard 1.
Fabricado a partir de meados dos anos 1960, os Leopard 1 foram aposentados pela Bundeswehr (Forças Armadas alemãs) há 20 anos.
O porta-voz do governo alemão, Steffen Hebestreit, confirmou nesta sexta-feira (03/02) que a autorização para a exportação dos modelos antigos foi concedida, mas evitou fornecer maiores detalhes, dizendo apenas que fatos concretos serão informados nos próximos dias e semanas.
Ele disse a jornalistas que o pedido da indústria de defesa alemã para exportar os Leopard 1 já havia sido feito há algum tempo. As declarações de Hebestreit vieram após o jornal alemão Süddeutsche Zeitung noticiar que o governo havia liberado a exportação dos tanques antigos, que poderiam ser enviados à Ucrânia tão logo a indústria recebesse a luz verde de Berlim.
Leia mais em Deutsche Welle