Porto Alegre, domingo, 22 de setembro de 2024
img

Menos de 40% dos veículos do RS utilizam a placa do padrão Mercosul, por Christian Bueller/Correio do Povo

Detalhes Notícia
Menos de 40% dos veículos do RS utilizam a placa do padrão Mercosul, por Christian Bueller/Correio do Povo Item é exigido somente nos casos em que é necessária a fabricação de uma nova placa ou troca da tarjeta. Pouco menos de 3 milhões de veículos utilizam a nova placa | Foto: Alina Souza

 

 

Instituído no país em dezembro de 2018, o modelo de placas de carro do padrão Mercosul não engrenou e ainda é minoria nos veículos que trafegam pelas ruas e estradas do Rio Grande do Sul. Segundo o Departamento Estadual de Trânsito do RS (Detran-RS), a frota gaúcha total registrada é de 7.472.618 de veículos. Desses, 2.920.409 (39,1%) já utilizam a nova placa, apenas cerca de 500 mil a mais do que em fevereiro de 2022, quando esta fatia representava 33% dos carros.

Desde que a Resolução 780 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determinou a mudança, o processo passou por uma série de adiamentos e batalhas judiciais devido à polêmicas em torno de uma temida falta de controle contra fraudes e clonagens, além da falta de informações que o item anterior continha, como a cidade e o estado de origem de cada veículo. No entanto, na prática, a placa padrão Mercosul é exigida somente nos casos em que é necessária a fabricação de uma nova ou troca da tarjeta.

Leia mais no Correio do Povo