Porto Alegre, domingo, 22 de setembro de 2024
img

Estiagem afeta lavouras em Caraá, por Chico Izidro/Correio do Povo

Detalhes Notícia
Plantação de milho virou alimentação para gado no interior da cidade. Estiagem afeta lavouras em Caraá | Foto: Mauro Schaefer

 

 

“Está muito ruim a situação. O nível dos rios dos Sinos e Caraá baixou muito, e prejudicou muito as plantações de milho e arroz. Tudo morrendo”, afirmou o morador José Carlos dos Santos logo na entrada da cidade de Caraá, vizinha de Santo Antônio da Patrulha. Poucos metros depois de onde ele estava já se notava como o Rio dos Sinos está baixo, praticamente sem movimentos, e pode-se ver uma plantação de milho completamente destruída, dando um aviso do que está por vir de destruição provocada pela estiagem na região.

E mais para o interior da cidade, encontramos o agricultor Juarez Muniz, que mora na região há 42 anos. Com a estiagem, suas plantações de milho e aipim foram muito prejudicadas. “A coisa está terrível”, disse ele, ao lado do filho Gabriel. “Não tem chuva. As nuvens passam por aqui, e nada. Antes disso mesmo apareceu uma bem negra, e parecia que finalmente acabaria com esta tormenta, mas ela passou e foi em direção a Gravataí. Soube que choveu muito por lá, mas aqui nada”, lamentou.

Leia mais no Correio do Povo