Porto Alegre, segunda, 23 de setembro de 2024
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Governo Lula engaja menos nas redes do que campanha do petista, por Marlen Couto/O Globo

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Cinquenta dias após a posse, mobilização virtual em torno do presidente é mais de duas vezes menor do que no período eleitoral. Lula visita obras para duplicação da BR-101, em Maruim, Sergipe Ricardo Stuckert/PR

 

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) completa 50 dias de governo com o desafio de recuperar a mobilização digital vista na campanha, agora em torno de sua gestão. Um levantamento feito pela consultoria Bites, a pedido do GLOBO, aponta que as contas oficiais do presidente registraram pico de engajamento no dia da posse, em 1º de janeiro. O indicador voltou a subir com os ataques golpistas de 8 de janeiro e se manteve em patamares mais baixos a partir de então.

Desde o início do governo, Lula fez cerca de 62 postagens por dia, se considerados Facebook, Twitter e Instagram. No período, o presidente alcançou, em média, 29,5 mil curtidas, comentários e compartilhamentos por publicação. Durante a campanha, entre 16 de agosto e 30 de outubro, esse número era mais de duas vezes maior, e chegou a 72,7 mil.

No período eleitoral, a equipe de Lula contou com reforços como o deputado federal André Janones (Avante-MG), peça-chave nas redes sociais entre os aliados do petista. O parlamentar sugeriu uma série de ações para impulsionar as publicações. As orientações contemplaram desde ações centralizadas a dicas de publicar ou postagens de conteúdos de acordo com o número de seguidores de cada perfil.

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