A busca de soluções de longo prazo para o lixo acumulado em rios da Grande Porto Alegre foi o tema central de uma reunião entre secretários de Estado e prefeitos da região. No encontro, realizado no início da noite de quarta-feira (22/2), na Casa Civil, ficou acertado que governo e municípios atuarão em conjunto no enfrentamento do problema, que se tornou ainda mais evidente com a estiagem e a consequente baixa no nível da água.
O encontro serviu para definir a formatação de um grupo com representantes de prefeituras da região, secretarias municipais do Meio Ambiente e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano do Estado (Sedur) para traçar estratégias e evitar que o lixo acabe nos rios. “Atuaremos como governo em conjunto com os municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre na busca de alternativas e soluções para resíduos sólidos urbanos”, afirmou o secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos
Outra proposta discutida foi a criação de um fundo para o aporte de recursos e posterior investimento em melhorias ambientais na região. A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) será consultada sobre a forma jurídica para a formatação do fundo.
“O Governo do Estado tem políticas estruturantes de médio e longo prazo para o ambiente – uma delas é o programa Revitalização de Bacias Hidrográficas, em execução desde 2020. Agora, com participação dos municípios, ganhará mais força”, complementou Artur Lemos.
A secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado, Marjorie Kauffmann, lembrou que a primeira etapa do Revitalização de Bacias Hidrográficas foi para o meio rural. “Agora, vamos ampliar o programa, que já é forte na educação ambiental e na recuperação da mata ciliar”, adiantou.
Participaram da reunião o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo; de Canoas, Nedy de Vargas Marques; de Cachoeirinha, Cristian Wasem Rosa; de Gravataí, Luiz Ariano Zaffalon; e de Nova Santa Rita, Rodrigo Battistella, que preside a Granpal (Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre).