Porto Alegre, terça, 24 de setembro de 2024
img

Oposição cobra instalação imediata de CPMI do Dia 8 de Janeiro

Detalhes Notícia
Requerimento reuniu assinaturas de 189 deputados e 33 senadores e pretende investigar os atos de ação e omissão ocorridos contra as sedes dos Três Poderes

 

 

Deputados e senadores de oposição promoveram um ato político nesta terça-feira (28), em Brasília, para cobrar a instalação imediata da CPMI do Dia 8 de Janeiro. O requerimento de criação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito superou o número mínimo regimental de assinaturas, com o apoio de 189 deputados e 33 senadores. O objetivo é investigar os atos de ação e omissão que contribuíram para a invasão e depredação das sedes dos Três Poderes.

De acordo com o deputado federal Zucco (Republicanos-RS), os responsáveis diretos pelo vandalismo devem ser punidos com rigor. No entanto, o parlamentar destaca que é preciso apurar as eventuais responsabilidades do governo federal no episódio. “Há graves denúncias dos órgãos de inteligência de que pode ter havido omissão deliberada por parte das forças federais de segurança. E soa muito suspeito o sigilo imposto pelo presidente da República sobre as imagens do circuito interno do Palácio do Planalto. A CPMI vai atrás de todas essas respostas”, destacou o parlamentar.

Outro objetivo da CPMI é investigar a situação dos manifestantes presos injustamente. “Recebemos dezenas de relatos de que o devido processo legal foi totalmente atropelado. Pessoas que sequer tiveram acesso a um advogado. Nós não queremos aliviar a barra de ninguém que tem culpa no cartório. Mas as condutas precisam ser individualizadas”, argumentou Zucco. De acordo com o regimento do Congresso Nacional, a CPMI deve ser instalada automaticamente após atingir o número mínimo de assinaturas. No entanto, é preciso que a matéria seja lida em sessão do Congresso Nacional, que tem pauta definida pelo presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).