Porto Alegre, terça, 24 de setembro de 2024
img

Lula diz que pode indicar Zanin para vaga no STF: "Todo mundo compreenderia", por Luana Patriolino/Correio Braziliense

Detalhes Notícia
Presidente poderá indicar neste ano dois nomes para a Suprema Corte. Zanin foi o advogado que representou Lula nos processos da Operação Lava-Jato (crédito: Ricardo Stuckert/Divulgação PT)

 

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta quinta-feira (2/3), que o advogado Cristiano Zanin é um dos cotados para a vaga do ministro Ricardo Lewandowski, no Supremo Tribunal Federal (STF). O magistrado deixará a mais alta Corte do país em maio e o chefe do Executivo ainda não bateu o martelo sobre quem será o escolhido para o cargo. Ele afirmou que está “consultando muita gente” antes de tomar uma decisão.

Zanin foi advogado de Lula na época que o presidente se defendia dos processos da operação Lava-Jato. Em 2021, Zanin foi responsável por entrar com um pedido de habeas corpus junto ao STF que levou à anulação das acusações contra Lula — o que tornou viável a candidatura à presidência do petista em 2022.

“Hoje, se eu indicasse o Zanin, todo mundo compreenderia que ele merecia ser indicado. Tecnicamente, ele cresceu de forma extraordinária. É meu amigo, meu companheiro, como outros são meus companheiros”, disse o presidente sobre o jurista, em entrevista à BandNews. “A pessoa tem que ter caráter. Eu vou levar em conta o caráter. Não só isso. Mas vou levar em conta. Eu consulto muita gente. Consulto advogados, consulto muita gente de outros estados para saber”, acrescentou.

Leia mais no Correio Braziliense