Porto Alegre, quarta, 25 de setembro de 2024
img

Gestão Lula assina contratos milionários com indícios de 'cartel do asfalto', por Flávio Ferreira, Artur Rodrigues e Mateus Vargas/Folha de São Paulo

Detalhes Notícia
OUTRO LADO: Codevasf diz que pregões seguem lei e que colabora com fiscalização; Planalto não comenta. Avenida no Maranhão pavimentada pela Codevasf que continuou esburacada - Adriano Vizoni/30.mar.22 - Folhapress

 

 

O governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou contratos de cerca de R$ 650 milhões herdados de Jair Bolsonaro (PL) que levam para a atual gestão uma série de empreiteiras e condutas suspeitas de prática de cartel em obras de pavimentação.

As empresas contempladas agora e as práticas suspeitas nas concorrências são semelhantes às reveladas no ano passado em auditoria do TCU (Tribunal de Contas da União) sobre a ação de um chamado “cartel do asfalto” a partir de licitações da estatal federal Codevasf.

O governo Lula assinou os contratos e manteve a direção da Codevasf nomeada por Bolsonaro, mesmo com essa e outras fiscalizações do TCU e da CGU (Controladoria-Geral da União) que apontam irregularidades em série, como superfaturamentos, desvios e obras precárias.

A Codevasf foi entregue por Bolsonaro ao centrão e mantida dessa forma por Lula em troca de apoio no Congresso.

Leia mais na Folha de São Paulo