A Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle da Assembleia Legislativa realizou, nesta quinta-feira, a arguição oral dos ex-secretários de Estado Cláudio Gastal e Leonardo Busatto, do ex-governador Ranolfo Vieira Júnior (2022, PSDB) e do servidor José Luis da Silva Nunes indicados para assumirem cargos de gestão em bancos de fomento.
Ranolfo e Busatto devem assumir as diretorias destinadas ao Rio Grande do Sul no Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). O ex-governador será diretor-presidente e o ex-secretário da Fazenda será diretor de Planejamento. Gastal, secretário de Planejamento e Governança até o início do ano, deverá presidir a Agência de Fomento do RS (Badesul), enquanto Nunes, doutor e mestre em Fitotecnia e servidor público do Badesul desde 2010, será diretor da agência.
Inicialmente, Ranolfo assumirá a diretoria de Operações do BRDE e passará a ser presidente do banco a partir de 2024, quando o cargo, rotativo entre os estados, voltará a pertencer ao RS.
Todos foram indicados pelo governador Eduardo Leite (PSDB). A sabatina diante do Parlamento é uma das exigências para cargos dessa natureza.
Leia mais no Jornal do Comércio