Porto Alegre, sábado, 28 de setembro de 2024
img

RS: Parceiros Voluntários e Seduc realizam parceria para levar educação empreendedora às escolas estaduais

Detalhes Notícia
Projeto vai para a sua terceira edição. Crédito: Rafael Segala

 

 

Uma parceria entre a Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul e a ONG Parceiros Voluntários (PV) levará a metodologia Tribos Jovens Empreendedores, realizada pela PV com o Sebrae RS, para alunos e educadores do 8º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio da Rede Estadual.

Por meio de atividades online, neste ano serão trabalhadas Técnicas Empreendedoras que suscitarão o pensamento ético e responsável, a aprendizagem com a experiência, visão, conhecimento básico financeiro e econômico, planejamento e gestão, com o objetivo de finalizar a formação de lideranças. Isso porquê o projeto teve início em 2021 e desde então foram abordadas questões como empreendedorismo e inovação, de modo que o desenvolvimento da metodologia ocorresse de forma progressiva e complementar. A formação acontece com uma metodologia “gameficada”, para provar que aprender sobre empreendedorismo e gestão pode ser divertido.

Desde 2021, 750 estudantes de 170 escolas públicas e privadas de 73 municípios do Rio Grande do Sul já participaram das atividades de Tribos Jovens Empreendedores. Esses estudantes já têm sua vaga garantida em 2023. Eles receberão certificado especial indicando sua participação nessa ação que tem chancela da UNESCO.

As capacitações acontecerão por meio de atividades síncronas pelo Google Meet e assíncronas com desafios e ações práticas complementares, totalizando 16h para os estudantes. Para professores, a formação básica é de 8h com a possibilidade de realização de mentoria, totalizando 30h de atividades.

Informações e inscrições para novas turmas podem ser realizadas através dos links:

Inscrição Educadores: https://bit.ly/EducadorTribos2023
Inscrição Alunos: https://bit.ly/AlunoTribos2023

Sobre a Parceiros Voluntários:

Organização Não Governamental (ONG), sem fins lucrativos e apartidária, criada há 26 anos no Rio Grande do Sul, com atuação em todo o Brasil. Atua com foco no desenvolvimento social sustentável das comunidades e territórios, através da cocriação de tecnologias sociais, projetos e soluções customizadas para seus parceiros — sejam eles empresas, escolas, órgãos governamentais, organizações da sociedade civil e para indivíduos que desejam exercer a prática do voluntariado – gerando impacto positivo para todo o ecossistema social.