Porto Alegre, sexta, 29 de novembro de 2024
img

Governo sofre derrotas, e Planalto vê desarticulação política no Congresso, por Thiago Resende, Victoria Azevedo e Julia Chaib/Folha de São Paulo

Detalhes Notícia
Lula ainda não enfrentou grande teste para saber tamanho da base; sinais até agora são negativos. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa de café da manhã com jornalistas no Palácio do Planalto, em Brasília - Pedro Ladeira - 6.abr.23/Folhapress

O Congresso começou a destravar a pauta de interesse do governo e tem dado demonstrações mais claras das dificuldades do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em consolidar apoio político no Legislativo.

O Palácio do Planalto acumulou, principalmente neste mês, uma série de derrotas e percalços na Câmara e no Senado.

A lista inclui convites e convocações de comissões para expor ministros de Lula e uma margem estreita de votos para conseguir aprovar celeridade ao projeto de recontratação no Mais Médicos, além da disputa pela relatoria da medida que recria o Minha Casa, Minha Vida.

Governistas citam ainda frustração com o PDT e o PSB por não formarem um bloco na Câmara com o PT, além da articulação, mesmo entre aliados, contra os decretos do presidente que mudam as regras para o setor de saneamento.

Leia mais na Folha de São Paulo