Porto Alegre, sábado, 28 de setembro de 2024
img

Bolsonaro na PF: investigadores já sabem que o golpe tinha chefe, por Bernardo Mello Franco/O Globo

Detalhes Notícia
Por ordem do STF, ex-presidente prestará primeiro depoimento sobre ataques de 8 de janeiro. Jair Bolsonaro em entrevista na porta do Palácio da Alvorada. Foto: Jorge William / 15-01-2020

 

 

Jair Bolsonaro tem novo encontro marcado com a Polícia Federal. Vai depor na quarta-feira sobre os atos golpistas de 8 de janeiro.

O ex-presidente já deu versões bem distintas para a intentona. Na noite após os ataques, disse condenar “depredações e invasões de prédios públicos”. “A gente lamenta o que aconteceu no dia 8, uma coisa inacreditável”, reforçou, na semana seguinte.

Depois da comoção inicial, ele mudou o tom e saiu em defesa dos extremistas. Acusou a PF de prender “chefes de família, senhoras, mães e avós”, que estariam sendo “tratadas como terroristas”. “No Brasil, tudo passou a ser fake news, atentado contra o Estado democrático de direito”, reclamou.

No mês passado, o capitão adotou mais um discurso diferente. Em entrevista à rede americana NBC, esqueceu os aliados na cadeia e descreveu os atos como uma “armadilha feita pela esquerda”. “Jamais o nosso pessoal faria o que foi feito”, disse.

Leia mais em O Globo