Porto Alegre, sábado, 28 de setembro de 2024
img

Livros: Fernando Ferrari Filho lança obra sobre Bancos Centrais e regimes monetários em países emergentes

Detalhes Notícia
Com foco em países da América Latina, o livro foi editado pela Edward Elgar, do Reino Unido

 

 

O professor titular aposentado do Departamento de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Fernando Ferrari Filho, está lançando o livro “Central Banks and Monetary Regimes in Emerging Countries: Theoretical and empirical analysis of Latin America”. A obra, produzida em parceria com o colega Luiz Fernando de Paula, do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, analisa as tendências recentes das ações dos bancos centrais e da política monetária na América Latina, especialmente durante e após a crise financeira internacional, 2007-2008, e a pandemia da Covid-19.

Fernando Ferrari Filho é o primeiro pesquisador da área de Economia da UFRGS que tem uma obra publicada em uma das mais renomadas editoras de Economia do Reino Unido, a Edward Elgar Publishing.

Além de professor titular aposentado da UFRGS, Ferrari Filho é pesquisador do CNPq. Doutor em Economia pela Universidade de São Paulo, 1992, e pós-doutorado em Economia pela University of Tennessee/EUA, 1995-1996, e pela University of Cambridge/RU, 2011-2012, ele, ao longo de sua carreira universitária, foi professor visitante nas University of Oxford/RU, 2001, Washington and Lee University/EUA, 2015, 2017 e 2019, Meiji University/Japão, 2017, 2021 e 2022. Possui artigos publicados em renomados periódicos nacionais e internacionais e capítulos de livros (editados no Brasil e no exterior) e livros (tanto como autor principal quanto em coautoria) relacionados aos seguintes tópicos: teoria pós-keynesiana, macroeconomia aberta, políticas de estabilização e sistema monetário internacional. Ferrari Filho foi Pesquisador Destaque da FAPERGS na área de Economia, 2000, Economista do Ano no Corecon-RS, 2003, e fundador e presidente da Associação Keynesiana Brasileira, 2008-2009.