Porto Alegre, segunda, 30 de setembro de 2024
img

Lula planeja visita à África para relançar política de integração 'Sul-Sul', por Eliane Oliveira/O Globo

Detalhes Notícia
Expectativa é que de Lula viaje a três países africanos, África do Sul, Angola e Moçambique, em uma tentativa de mostrar que seu governo tem o continente como prioridade. O presidente Lula (PT) durante a primeira reunião do Conselhão em 2023 Cristiano Mariz/Agência O Globo/04-05-2023

 

 

Após passar por Argentina, Uruguai, Estados Unidos, China, além de Portugal, Espanha e Reino Unido na Europa, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva planeja o relançamento da política de integração Sul-Sul, que ele exercia nos dois primeiros mandatos. A expectativa é de que Lula viaje a três países africanos – África do Sul, Angola e Moçambique – em uma tentativa de mostrar que seu governo tem o continente como prioridade. Mas a lista pode ser maior e ainda está sendo fechada.

Se dependesse de Lula, o périplo pela região, que tem cerca de 1,3 bilhão de pessoas, aconteceria já no mês de maio. Porém, interlocutores do governo disseram que, por questão de agenda, é provável que a viagem demore mais um ou dois meses.

Promessa de campanha, o presidente costuma dizer que a retomada das relações entre Brasil e o continente africano é “uma reparação histórica, uma obrigação humanitária”.

Leia mais em O Globo