A prefeitura de Porto Alegre pretende abrir uma licitação para a contratação de uma empresa privada que será responsável pela limpeza, coleta de lixo, serviços de vigilância e manutenção do Mercado Público. A previsão é que o edital seja publicado até agosto deste ano.
O titular da Secretaria Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio (Smap) da Capital, André Barbosa, explica que a grande diferença em relação a como o poder público administra o Mercado é na manutenção do prédio. Ao contrário da manutenção, a limpeza, coleta de lixo e vigilância já são realizados por diferentes empresas contratadas pelo executivo municipal. A ideia é passar estas responsabilidades para uma única companhia, além de transmitir os serviços de manutenção, hoje dever da prefeitura, para a iniciativa privada.
“O que a gente quer fazer agora é centralizar todo o pagamento das despesas de manutenção mensal do Mercado Público num contrato só, numa empresa só, [..] que vai atuar como se atua hoje no sistema privado de condomínios, que tem uma administradora deste condomínio que faz a gestão do condomínio”, afirma Barbosa.
Leia mais no Jornal do Comercio