Porto Alegre, quinta, 28 de novembro de 2024
img

Circuito cultural leva população em situação de rua a museus de Porto Alegre

Detalhes Notícia
Objetivo é aproximar grupos em situação de vulnerabilidade social das instituições culturais. Foto: Cristine Rochol/PMPA

 

 

Os olhares atentos e curiosos de quem descobre algo novo. Assim, pessoas em situação de rua que integram oficinas da prefeitura observaram cada detalhe das visitas a museus da cidade durante o circuito cultural Inclusão pela Cultura. Os roteiros começaram em 9 de março e têm a última programação nesta terça-feira, 23, no Museu da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

A iniciativa é do movimento Porto Alegre Cidade Educadora, por meio da Rede Educativa de Museus e Instituições Culturais de Porto Alegre (Remic-POA), e da Rede Geração Pop Rua da Secretaria Municipal de Saúde. O objetivo é aproximar grupos em situação de vulnerabilidade social das instituições culturais.

“Nem sempre temos a oportunidade de entrar em museus quando se mora na rua, até se desconhece que eles existem, então, é muito gratificante estar aqui”, conta Alex Sandro Freitas da Silva, que participa da oficina de costura. “Agradeço a grande oportunidade de conhecer um pouco mais da nossa cidade e dos museus, com muitas obras-primas”, diz ele.

A programação incluiu espaços como o Museu de Artes do Rio Grande do Sul, Espaço Força e Luz, Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa e Museu Militar, além da Casa de Cultura Mario Quintana, Fundação Iberê Camargo e Museu da Ufrgs. “Queria que todos tivessem a mesma chance que eu tive, vou fazer o melhor que eu posso e aproveitar ao máximo”, diz Carlos César da Costa Silva, da oficina de fotografia.

Rede Geração Pop Rua – Projeto destinado a pessoas em situação de rua, conta com oficinas de fotografia e costura, no intuito de proporcionar acompanhamento em saúde, geração de trabalho e renda. É desenvolvido pela área técnica de Saúde da População em Situação de Rua da Secretaria Municipal de Saúde.

Remic-POA – Os principais objetivos da rede são o fortalecimento das instituições culturais e a ampliação do acesso aos espaços. Atua a partir da articulação entre os setores educativos das instituições culturais e também na articulação das instituições com outros setores, como secretarias municipais e estaduais e entidades diversas.