Porto Alegre, terça, 01 de outubro de 2024
img

"Monumental! O Restauro de um Símbolo" contou sobre a restauração do Laçador pela primeira vez

Detalhes Notícia
A próxima exibição do filme acontecerá no dia 31, às 19h, na Casa de Cultura Mário Quintana juntamente com um debate entre os produtores do filme

 

 

Nesta quarta-feira, 24, a Cinemateca Capitólio abriu suas portas para receber o lançamento do filme “Monumental! O Restauro de um Símbolo”, em Porto Alegre. Uma obra de realização da Associação Sul-Riograndense da Construção Civil e Sinduscon-RS (Projeto Construção Cultural – Resgate do Patrimônio Histórico), com patrocínio da Gerdau e financiamento do Pró-cultura da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande Sul.

Em uma sessão com a presença de amigos e familiares – entre eles o filho de Paixão Côrtes, o filme contou, pela primeira vez, a história e todo o processo de restauração do Laçador, do seu criador, Antônio Caringi, e a contextualização histórica de cada fato ocorrido desde então. Com direção de Jaime Lerner e narrada pela voz do próprio Laçador, o longa-metragem trouxe imagens inéditas do símbolo do Rio Grande do Sul.

Para deixar o filme ainda mais especial, também participaram da narrativa vários historiadores, acadêmicos, pessoas que participaram da restauração e familiares do escultor Caringi. Os depoimentos contaram desde a criação da obra até os dias atuais.

“O filme é uma homenagem ao herói do nosso estado e um tributo à nossa cultura e tradições. Com o filme, trouxemos para os gaúchos uma parte da história que poucas pessoas conheciam. Com certeza conseguimos elevar ainda mais este símbolo tão querido do Rio Grande do Sul”, afirmou o coordenador do Projeto Construção Cultural — Resgate do Patrimônio Histórico do Sinduscon-RS, Zalmir Chwartzmann.

A próxima exibição do filme será no dia 31, às 19h, na Casa de Cultura Mário Quintana. Na ocasião, também acontecerá um debate sobre o longa-metragem com a participação do coordenador do Projeto Construção Cultural — Resgate do Patrimônio Histórico do Sinduscon-RS, Zalmir Chwartzmann, o historiador de arte José Francisco Alves e o diretor e roteirista do filme Jaime Lerner.