Porto Alegre, quarta, 02 de outubro de 2024
img

Crise da Languiru mobiliza Parlamento, Piratini e setor financeiro, por Claudio Medaglia/Jornal do Comércio

Detalhes Notícia
Situação da Languiru foi detalhada a lideranças politicas estaduais e da região em encontro na sede da cooperativa LEANDRO HAMESTER/LANGUIRU/DIVULGAÇAO/JC

 

 

Uma reunião de emergência entre governo do Estado, Assembleia Legislativa, agentes financeiros e entidades ligadas ao setor cooperativo irá discutir, na segunda-feira (5) a crise da Cooperativa Languiru. O encontro, marcado para as 10h, no Gabinete do Governador no 21º andar do Centro Administrativo Fernando Ferrari, foi articulado pela Frente Parlamentar do Cooperativismo, a partir da constatação do impacto econômico e social do problema.

Participarão da reunião o governador Eduardo Leite, os secretários da Casa Civil, Artur Lemos; da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Giovani Feltes; do Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini; da Fazenda, Priscila Santana; os presidentes do Banrisul, Claudio Coutinho; do Badesul, Claudio Gastal; do BRDE, Wilson Bley; e os prefeitos de Teutônia, Celso Forneck, e de Colinas, Sandro Hermann. Também foram convidados os presidentes da Sicredi Ouro Branco, Neori Ernani Abel; da Fecoagro, Paulo Pires; da Ocergs, Darci Hartmann; e da central Sicredi SulSudeste, Márcio Port.

Afundada em dívidas que superam os R$ 1,1 bilhão – sendo R$ 788,1 milhões somente junto a instituições financeiras, a empresa passou pela renúncia coletiva da diretoria e a eleição de um novocomando no mês de abril. “Pelo menos 60% ou 65% do passivo da Languiru é com bancos estatais, como Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, BNDES, Badesul, BRDE e Banrisul. Precisamos buscar o refinanciamento dessas dívidas, com prazos razoáveis de carência para que a cooperativa possa recuperar capital de giro e se reequilibrar”, disse o deputado Edivilson Brum (MDB), que integra a Frente Parlamentar do Cooperativismo da Assembleia Legislativa e, ao lado do presidente da frente, Elton Weber (PSB), provocou os colegas a entrarem em campo para tentar buscar uma solução para o problema.

Leia mais no Jornal do Comércio