Porto Alegre, quinta, 18 de abril de 2024
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GB Mix registra aumento de 45% no número de clientes após migrar para ramo do atacarejo

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Após passar por um reposicionamento de marca, o GB Mix, de Rio Grande,registrou aumento de 45% no número de clientes. O valor gasto por consumidor também teve elevação – 43%. A loja que passou de supermercado Guanabara Brito para atacarejo inaugurou em setembro do ano passado e, está projetando manter o crescimento até o final do ano, apostando na identificação da marca com os clientes.

A mudança de uma loja de bairro para uma unidade que mistura características de atacado e varejo foi estrategicamente pensada para manter os antigos clientes e atrair um novo público atento a ofertas e preços baixos.

O reposicionamento da marca e a criação de um novo conceito foram idealizados pela Agência Incomum, parceira da Rede Guanabara há mais de 20 anos. As redes alemãs Aldi e Lidl foram as referências usadas para manter o padrão de mercado próximo das pessoas e, ao mesmo tempo, ter o tamanho de um atacarejo. Mas, mais do que buscar ideias fora, a Incomum também buscou “em casa” a inspiração para um novo mercado: os funcionários.

A equipe da agência promoveu rodas de conversas com atendentes de caixa, funcionários do açougue e da padaria, entre outros. A proposta era entender o que eles imaginariam como loja ideal, o que a nova marca deveria manter e ainda entender, pela ótica dos colaboradores, o que os clientes buscam. Perguntas como: “O que nós e nossos clientes gostamos e precisamos manter nesta loja?” e “O que falta não pode faltar na nova loja?” foram alguns dos pontos abordados com os funcionários para chegar a uma nova marca.

“A coleta de dados com os colaboradores foi fundamental para criarmos um novo conceito porque são eles que estão diariamente em contato com os clientes, sabem o que eles buscam e têm até relação de amizade. A partir desse diagnóstico, entendemos o era essencial manter e o que poderíamos inovar”, destaca Stela Nesello, diretora de Atendimento e sócia da Agência Incomum.

“A participação dos funcionários na mudança foi muito efetiva. E essa inclusão gerou um engajamento que repercutiu no atendimento aos clientes. Percebemos que seria necessário manter essa proximidade, nos mantermos como uma referência no bairro, mas, ao mesmo tempo, reestruturar o negócio e buscar preços mais competitivos”, afirma Luciano Canteiro, gerente de Marketing do Supermercado Guanabara.