Porto Alegre, quarta, 02 de outubro de 2024
img

Reunião da Mesa Diretora da Câmara deve confirmar cassação de Deltan nesta terça. por Lauriberto Pompeu/O Globo

Detalhes Notícia
Decisão foi por unanimidade Foto: Brenno Carvalho

 

 

A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados vai se reunir na tarde desta terça-feira para analisar o processo de cassação do deputado Deltan Dallagnol (Podemos-PR). O corregedor da Casa, deputado Domingos Neto (PSD-CE), já terminou seu parecer, que vai ser analisado pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e os demais integrantes da Mesa. O colegiado deve dar prosseguimento ao processo de cassação.

O processo é considerado apenas uma formalidade e não tem potencial para reverter a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que pediu a perda do mandato de Deltan. Em nota, Domingos Neto já disse que o relatório analisa “apenas os aspectos formais da decisão”.

Iniciada em março de 2014, conjunto de investigações contra a corrupção já levou à prisão desde empresários a políticos, incluindo dois ex-presidentes da República
A cúpula da Câmara resolveu acelerar o trâmite para confirmar a cassação. O corregedor tinha um prazo de até 30 dias, a partir do recebimento da defesa de Deltan, para entregar o parecer. A Mesa vai analisar o relatório uma semana depois de o ex-procurador se manifestar, como mostrou a coluna de Lauro Jardim.

Leia mais em O Globo