Porto Alegre, quinta, 03 de outubro de 2024
img

Diplomacia partidária da China acena ao PT, por Marcelo Ninio/O Globo

Detalhes Notícia
A diplomacia partidária da China é uma forma de promover o modelo de governança do país para ampliar sua influência. Turistas posam para foto durante visita ao museu do Partido Comunista da China. Greg Baker/AFP

Uma delegação do Partido dos Trabalhadores (PT) com 20 integrantes desembarcou nesta segunda-feira em Pequim para uma visita de 12 dias, a convite do governo chinês. É a reabertura de mais um canal na aproximação com o Brasil, após o aquecimento das relações obtido com a visita do presidente Lula à China em abril. A viagem se encaixa na diplomacia partidária praticada pelo Partido Comunista da China desde a década de 1950, para reforçar os laços com grupos políticos afinados ideologicamente.

É uma das maiores delegações partidárias do Brasil que já participaram desse tipo de viagem, em novo sinal da importância que Pequim tem dado ao país desde a volta ao poder do “velho amigo” da China, como a mídia estatal chama Lula. Chefiado pelo secretário-geral nacional do PT, Henrique Fontana, o grupo inclui vários dirigentes do partido e o senador Humberto Costa (PE), além de três deputados federais e um estadual.

Leia mais em O Globo