Porto Alegre, sexta, 04 de outubro de 2024
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Condições do prédio do Caff preocupam em Porto Alegre, por Kyane Sutelo/Correio do Povo

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O local tem 21 andares e duas alas, onde abriga o gabinete do vice-governador, a Procuradoria-Geral do RS e 13 secretarias de Estado, entre outros departamentos e órgãos como a Defesa Civil e o Departamento de Trânsito do RR (Detran). Caff estampa na fachada a deterioração das suas mais de três décadas de existência | Foto: Ricardo Giusti

 

 

O Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff) estampa na fachada a deterioração das suas mais de três décadas de existência – as obras começaram em 1976 e foram inauguradas quase 11 anos depois, em 1987. O local hoje preocupa servidores e governo pelos problemas acumulados ao longo do tempo e atribuídos por administração e sindicato de funcionários à falta de manutenção de gestões anteriores. Quem olha para o prédio não consegue distinguir, atualmente, o que seriam marcas de sujeira e o que seriam danos estruturais.

O local tem 21 andares e duas alas, onde abriga o gabinete do vice-governador, a Procuradoria-Geral do RS e 13 secretarias de Estado, entre outros departamentos e órgãos como a Defesa Civil e o Departamento de Trânsito do RR (Detran). Cerca de 6 mil pessoas circulam no espaço diariamente, de acordo com a Secretaria Estadual de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG). Conforme o sindicato dos Servidores Públicos do Estado (Sindsepe RS), melhorias na estrutura são uma demanda antiga dos profissionais que atuam no Caff, porém nunca atendida.

Uma série de serviços é projetada pelo governo para o Caff, a curto e longo prazos. De acordo com a SPGG, uma nova empresa já atua no sistema de limpeza interna desde 30 de maio, com uma modelagem que, conforme a secretária de Planejamento, Danielle Calanz, tem acompanhamento mais efetivo do poder público. No quesito obras, a revitalização da fachada é a mais próxima de sair do papel. O local deve receber os trabalhos no segundo semestre deste ano, segundo a secretária. O edital para a contratação da empresa responsável chegou a ser publicado, mas foi suspenso no dia 14 de junho. A publicação no Diário Oficial detalhou que a mudança ocorreu “para responder a impugnações”, que ocorrem quando o documento é contestado.

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