Porto Alegre, quinta, 03 de outubro de 2024
img

Bolsonaro volta a espalhar fake news e diz que vacinas têm grafeno que se acumula no testículo; veja, por Weslley Galzo/O Estado de São Paulo

Detalhes Notícia
Ex-presidente está a cinco dias de ser julgado pelo TSE por disseminar notícias falsas contra a urna eletrônica em evento com embaixadores no Palácio da Alvorada durante a eleição do ano passado. REUTERS/Carla Carniel/File Photo Foto: REUTERS / REUTERS

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a fazer afirmações falsas sobre vacina contra a covid-19 sem qualquer embasamento científico. Em evento de filiação do PL na cidade de Jundiaí, Bolsonaro disse ter lido a bula do imunizante e afirmou que a composição incluiria “grafeno” que, segundo ele, se acumularia nos “testículos e ovários”. As declarações foram feitas enquanto o senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP) argumentava sobre a importância do grafeno para o desenvolvimento econômico.

“Agora vocês vão cair pra trás . A vacina de RNA tem dióxido de grafeno, tá. Onde ele se acumula segunda a Pfizer que eu fui lá ver aquele trem lá, no testiculo e no ovário. Eu li a bula”, disse Bolsonaro. Os imunizantes de RNA em uso no País são os da Pfizer e da Jansen.

As bulas das vacinas Pfizer, Coronavac e Janssen, que são distribuídas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), não citam a presença de grafeno na composição.

Leia mais em O Estado de São Paulo